Sobre

O Evento

O Encontro da Fé Reformada Florianópolis (EFR Floripa) é o primeiro desta natureza a ser realizado no Estado de Santa Catarina. A organização da equipe e criação do evento teve início no dia 09 de agosto de 2014. Destaca-se como um evento interdenominacional, por ser organizado por irmãos de diferentes congregações e ter como parâmetro a fé professada segundo os princípios da fé Reforma, que se mantêm viva até os dias atuais, transpondo gerações.

Objetivo

Tem como proposta desenvolver um espaço de aprendizado da Palavra de Deus conforme a cosmovisão reformada, bem como de comunhão, alcançando líderes e membros de diversas igrejas cristãs da cidade de Florianópolis e da região Sul do Brasil. Logo, seu objetivo primordial é a edificação do corpo de Cristo pela afirmação dos fundamentos da fé cristã histórica, ancorada essencialmente nos seguintes pilares: sola fide, sola scriptura, solus Christus, sola gratia, soli Deo gloria e, aos chamados “Cinco Pontos do Calvinismo,” resumidos no acrônimo TULIP (Depravação total, Eleição incondicional, Expiação limitada, Graça irresistível e Perseverança final).
Possui como auxílio métodos utilizados nos livros as 9 Marcas de Mark Dever e, Igreja Centrada de Tim Keller.

Enfatizamos, entretanto, que mantemos estas verdades, não simplesmente porque Agostinho, Calvino, Edwards, Spurgeon e outros grandes nomes da história da igreja também as abraçaram, mas porque assim Jesus como os apóstolos claramente as ensinaram.
A Fé Reformada, porém, abrange muito mais que a bíblica doutrina da salvação. Seus ensinos enfatizam ainda, o que concerne a outras verdades de grande importância como por exemplo: a maneira como nós, como crentes, devemos viver neste mundo e ainda, como a igreja deve levar adiante a pregação do Evangelho, como conduzir nosso culto de adoração a Deus, e também como nossas igrejas devem ser governadas. Deste entendimento teológico emanaram grandes confissões, credos e catecismos Reformados, os quais tem auxiliado e mantido ordem na igreja de Cristo. Entre os mais proeminentes estão os Cânones do Sínodo de Dort, a Confissão de Fé e o Catecismo de Westminster e a Confissão de Fé e o Catecismo de Heidelberg. […]
(Parágrafo adaptado da seguinte página comunhaobatista.blogspot.com.br/2011/06/quem-somos.html)

Relevância

A consolidação de eventos com esta finalidade é de suma importância para que, cada vez mais, cristãos estejam respaldados em sólido e verdadeiro conhecimento teológico, que contribui em sua caminhada para fortalecer as razões de sua fé e glorificar a Deus como fim último.
Além disso, a concretização deste evento se faz relevante pelo fato de que aproximará a comunidade cristã da região Sul, unindo-os em uma localidade que faz ponte com as demais por ser central e metropolitana.

O Cristianismo, conforme entende o Reformado, não é uma forma de acomodação na cultura, antes de formação e de transformação através de uma mudança de perspectiva da realidade, que redundará necessariamente numa mudança nos cânones de comportamento, alterando sensivelmente as suas agendas e praxes. Assim sendo, a nossa fé tem compromissos existenciais inevitáveis. Ser Reformado não é apenas um status nominal vazio de sentido, antes reflete a nossa fé em atos de formação e transformação. (Teologia Reformada, Mackenzie)

Abraham Kuyper (1837-1920) interpretando o pensamento reformado, diz:

“Calvino abomina a religião limitada ao gabinete, à cela ou à igreja. Com o salmista, ele invoca o céu e a terra, invoca todas as pessoas e nações a dar glória a Deus.

Deus está presente em toda vida com a influência de seu poder onipresente e Todo-Poderoso e nenhuma esfera da vida humana é concebida na qual a religião não sustente suas exigências para que Deus seja louvado, para que as ordenanças de Deus sejam observadas, e que todo labora seja impregnado com sua ora em fervente e contínua oração.”

Referências

MACKENZIE, Universidade Presbiteriana. Teologia Reformada. http://www.mackenzie.br/teologia_reformada_est.html